Mobilização – Formação de Mobilizadores

Com o objetivo de mobilizar atores sociais e disseminar a prevenção de acidentes com crianças em todo território nacional, o Formação de Mobilizadores leva conhecimento a profissionais de áreas ligadas ao tema – saúde, trânsito, educação, infância – tornando-os multiplicadores da causa. O trabalho é feito por meio de oficinas, viabilizadas em parceria com a instituição que irá receber o treinamento.  Em 2009, a CRIANÇA SEGURA esteve em 16 cidades espalhadas pelo território nacional para aplicar as oficinas, palestras e treinamentos e formar novos grupos com potencial poder multiplicador.

Estiveram contempladas as cidades de Belém/PA, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Jundiaí/SP, Macapá/AP, Maceió/AL, Olinda/PE, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Paulo Afonso/BA, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e Campo Grande/MS. Entre os parceiros que viabilizaram as oficinas em suas cidades, representantes do setor privado, do setor público – como prefeituras, Detrans – e instituições do terceiro setor. Os encontros tiveram como público funcionários destas organizações, professores, estudantes e profissionais da área da saúde, líderes comunitários, profissionais de trânsito e a própria comunidade como pais e responsáveis por crianças.

As oficinas de Belém/PA e Campo Grande/MS tiveram como mote a Semana Nacional do Trânsito, campanha prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Com o tema “Educação para o Trânsito” a campanha foi lembrada de 18 a 25 de setembro. Em São José dos Campos, a SNT também recebeu atenção especial! Foi o tema para a primeira oficina sobre prevenção de acidentes de trânsito realizada para menores aprendizes que trabalham na indústria. Os participantes eram colaboradores do Parque Industrial da Johnson & Johnson e alunos da FUNDHAS - Fundação Helio Augusto de Souza, instituição sem fins lucrativos, criada e mantida pela prefeitura. O objetivo encontro, que reuniu 94 jovens, foi promover a sensibilização e educação para a segurança no trânsito e as responsabilidades e competências para quem deseja adquirir sua primeira CNH.
Na região do Vale do Paraíba, destacaram-se outras iniciativas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos/SP, foram realizadas oficinas para 98 agentes comunitários de saúde e enfermeiros que trabalham nas 48 unidades de saúde espalhadas na cidade. Em Taubaté, manteve-se a parceria com a Universidade de Taubaté - UNITAU, que possibilitou a realização de oficinas para 75 diretores das escolas municipais da cidade.

A CRIANÇA SEGURA também promoveu para 22 educadores de São José dos Campos o curso “Cuidados para uma criança segura”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve como tema “prevenção de acidentes com crianças” e “primeiros socorros” e contou com apoio técnico da Fundação Escola de Enfermagem RW Johnson.

Ao todo, foram 33 encontros, sendo 16 oficinas, 15 palestras e dois treinamentos que impactaram mais cerca de 2 mil pessoas. Após o curso, esses grupos têm como missão multiplicar as informações recebidas, mobilizando outros indivíduos e setores para a busca de soluções em prol da prevenção de acidentes com crianças.

Algumas iniciativas tiveram ótimos resultados e foram destacadas no Blog da organização. Em Maceió/AL, o reconhecimento pela causa tomou tanta proporção que o tema tornou-se parte do curso de medicina da UNCISAL - Universidade Estadual das Ciências da Saúde de Alagoas. Tanta articulação também resultou na implantação do projeto de extensão denominado “Cuidadores de Crianças” em parceria com a Pastoral da Criança e outras organizações não governamentais, que tem como objetivo capacitar e apoiar profissionais que cuidam de crianças de zero a seis anos em creches, casas de doação e pré-escolares, assim como mães e líderes comunitários.

Principais resultados 2009:

- 33 oficinas, palestras e treinamentos para parceiros das áreas de educação, trânsito, saúde e outras;

- 1.954 pessoas impactadas pela causa, potenciais multiplicadores;

- 16 cidades envolvidas em todo território nacional;


voltar para página anterior