Mobilização – Educação a Distância

O ano de 2009 marcou o início de uma nova estratégia adotada pela CRIANÇA SEGURA para que o Programa CRIANÇA SEGURA na Escola pudesse atingir a seus objetivos. A formação de educadores para a causa da prevenção de acidentes com crianças passa a ser feita a distância, por meio de um curso online. Surge então o Programa CRIANÇA SEGURA na Escola on line.

A iniciativa, que conta com a parceria da Band-Aid / Johnson & Johnson foi implantada em uma plataforma virtual da própria empresa patrocinadora do programa, a Universidade Corporativa Johnson & Johnson.

O curso, aberto para educadores de todo o País, é formado por três módulos: Segurança no Trânsito, Segurança em Outras Situações e Projetos para Sala de Aula. Além das aulas, outras ferramentas como fóruns, chats e biblioteca também foram disponibilizadas aos participantes que, ao completarem todas as etapas, recebem um certificado.         

Para formação dos grupos que participaram do curso, a CRIANÇA SEGURA divulgou vagas em seu site, informativo eletrônico e via imprensa. Na experiência piloto, participaram 94 educadores de 64 escolas e/ou organizações sociais de inúmeras localidades do País, concentradas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Ao todo, oito estados estiveram representados: Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Entre os participantes, atuantes do ensino fundamental, educação infantil e educadores de atividades de contra-turno escolar sendo que 55% dos inscritos não possuíam experiências prévias em educação a distância.

O novo formato trouxe muito aprendizado; mas também bons resultados. Uma avaliação feita com os próprios participantes mostrou que 100% indicaram mudanças em relação à percepção sobre a causa. Outro dado importante: 76% dos educadores buscaram compartilhar experiências e práticas pedagógicas com os demais participantes.

Ao final do curso, os educadores elaboraram um projeto para trabalhar a temática em suas comunidades escolares. Em São José dos Campos (SP), por exemplo, a educadora Maria Estela Lima Silveira Framil, da Escola Municipal de Educação Fundamental Profª. Silvana Maria Ribeiro de Almeida, desenvolveu um projeto voltado à prevenção de acidentes de trânsito com a comunidade escolar, pois diagnosticou que este é o tipo de lesão mais recorrente, já que muitos estudantes vão à escola de bicicleta ou a pé.

Já na cidade de Porto Alegre (RS), a educadora Márcia Cristina Pires Rodrigues, da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna, desenvolveu ações de formação para estudantes com necessidades especiais, assegurando mais autonomia e independência entre estes alunos.

Outras ações realizadas pelo grupo incluíram a abordagem do tema em palestras e ações de mobilização para os adultos responsáveis, durante as reuniões de pais e mestres.

Principais Resultados 2009:

- Implementação do curso a distância;

- Participação de 94 educadores;

- 3760 alunos impactados indiretamente;

- Realização de 11 fóruns temáticos, com média de 54 postagens cada um;

- 100% se revelaram motivados a continuar trabalhando a causa em suas comunidades;

- 75% dos concluintes com planos de ação realizados em suas escolas/comunidades.


voltar para página anterior